CML                 Acervo

Objetos por testemunha

Banda Liberdade, um século de história espalhando a música pela cidade.

Nos registros de meados dos anos 1960, a Corporação Musical Liberdade dispunha de móveis, objetos, fotografias, de 665 peças de partituras únicas ou conjunto de partituras (72 "Peças de Harmoni", 29 "Dobrados Sinfônicos", 318 "Marchas e Dobrados", 79 "Valsas", 86 "Tangos", 51 "Sinfonias", 30 "Hinos Religiosos e Nacionais").

Trinta anos depois, esse número cresceu e se manteve num acervo resguardado como patrimônio da Corporação Musical Liberdade, permitindo que mais de cem anos após a fundação dessa entidade de caráter cultural, fosse possível registrar um acervo de milhares de partituras, se considerarmos que cada peça tem partituras específicas para uma variedade de instrumentos de sopro, corda e em alguns casos, teclados.

Num levantamento preliminar, dadas as diversas tentativas, inacabadas, de organização das partituras, com indícios de utilização de métodos também diversos, observadas no acervo ao longo do tempo e o grau precário de conservação (os papeis necessitam de imunização à base de Raio Gama contra microorganismos e cupins), foi possível constatar que a CML reuniu coleções de partituras que refletem não somente seu perfil musical.

Mas, delineiam a trajetória cultural de uma banda que se projetou entre os séculos 19 e 21, numacidade do interior paulista, podendo ser contextualizada num panorama nacional de bandas nesse período.

As coleções de partituras, em agosto de 2014, apresentaram os números: 600 Pastas com partituras diversas; 50 pastas em papelão cinza com partituras alemãs; 126 pastas com partituras em diversos idiomas; 475 partituras em idiomas de países europeus; 81 partituras de Música Popular Brasileira; 25 pastas com partituras brasileiras; 25 partituras Edição Brasília Orquestra (impressas); 60 Partituras edições diversas (Br. impressas); 20 exemplares da Coleção Visão Symphonique; 9 exemplares da Coleção Intermezzi Musicali, 6 volumes de edições de Carnaval (anos 1957/1973), 77 cadernos de música.

O acervo da CML reúne também 30 instrumentos musicais (percussão e sopro, confeccionados em madeira ou metal), um lustre em bronze, um relógio de marca norte-americana do Sec. 19, dezenas de uniformes, quepes, móveis de época, 25 estantes para partituras e outros objetos. Os documentos, 25 livros de atas e registros diversos, remetem à história da CML desde a sua fundação.

Conheça o Acervo

Clique nos Links abaixo