DIFUSÃO

O Projeto de Difusão abrange a disponibilização do acervo do Centro de Memória da Corporação Musical Liberdade para Pesquisa, através da consulta presencial ao acervo, com agendamento, mediante concordância com protocolo de utilização de imagens, como fonte de pesquisa. Imagens podem ser enviadas por e-mail.

Imagem: CML em sua sede, sem data/autor

Consulta ao Acervo

Acesso a fotos e documentos

Diversas fotografias que remetem à Linha do Tempo da origem da Corporação Musical Liberdade podem ser encontradas no Acervo do Centro de Memória. Centenas de Documentos mostram não somente a trajetória da Banda, mas são testemunho dos costumes e apontam para conexões com a sociedade local, sob aspectos da economia, do comércio, das relações com setores religiosos e políticos.

Imagem: partitura de música dedicada a Enrico Dell'Acqua, o industrial milanês, fundador da segunda tecelagem do Brasil, em São Roque. sem data/autor

Acervo de Partituras

Viagem pela música da Banda Liberdade

Um acervo de milhares de partituras, manuscritas ou impressas, tendo como suporte diversos tipos de papel, remetem à história da Banda Liberdade e seu repertório, como à história da Música e das bandas de retreta.

As partituras dão conta de um acervo rico em ritmos das muitas fases da música da CML, indicando sua apresentação em óperas, teatro, circo, eventos cívicos e religiosos.

Sua origem também é diversa, tendo sido encontradas partituras provenientes de uma dezena de países sem deixar de se voltar para a MPB. A procedência indica as melhores casas de música de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente na primeira metade do século 20.